Fonte
MÍDIA: jornal | VEÍCULO: O Globo | DATA: 02/03/08 | CADERNO: Rio | PÁGINA: 24
Temas
Medo, comportamento e sociabilidade Morar com medo nas cidades Medidas de segurança
Notícia
Numa cidade onde errar um caminho pode significar risco de vida para o motorista, um aparelhinho que cabe na palma da mão e pesa menos de 200 gramas começa a se transformar em objeto do desejo de cariocas que cruzam a cidade de carro: o sistema de navegação portátil por GPS. O preço ainda não cabe em todos os bolsos —de R$ 599 a R$ 1.500 —, mas o GPS, que mapeia as ruas para o motorista, já é vendido em grandes lojas de varejo, livrarias e até supermercados, com parcelamento que chega a 15 vezes.
Segundo as empresas que oferecem o produto, São Paulo representa 65% das vendas, mas o Rio já desponta em segundo lugar, com 15% a 20%, e a expectativa é que, ao longo de 2008, esse percentual chegue a 30%.
(…)
Como é portátil, o aparelho pode ser retirado do painel do carro e usado por pedestres ou ser acoplado em bicicletas ou motos. O navegador costuma indicar o trajeto mais curto ao motorista, o que, numa cidade como o Rio, com inúmeras áreas de risco, pode ser perigoso.
Mas há modelos que permitem ao usuário bloquear determinadas regiões da cidade, que ficam, então, excluídas dos trajetos.