Skip to content

Fonte
MÍDIA: jornal | VEÍCULO: Jornal do Brasil | DATA: 27/08/2000 | CADERNO: | PÁGINA:

Temas
Índices sociais

Notícia
A população da Barra da Tijuca vai crescer 90% nos próximos cinco anos. Uma projeção inédita, realizada por técnicos do Instituto Pereira Passos (IPP), da Prefeitura do Rio, mostra que, até 2005, a região administrativa da Barra – que inclui Recreio dos Bandeirantes, Joá, Itanhangá, Camorim, Vargem Pequena, Vargem Grande e Grumari – vai passar dos atuais 168,2 mil para 320,1 mil moradores.
A estimativa, que será publicada no Anuário Estatístico do Rio 1998 – a ser lançado pela prefeitura em outubro, depois de quase um ano de pesquisa -,prova o que há muito se desconfiava: a Zona Sul, palco de modismos e inspiração para poetas e compositores, vai perder o título de lugar preferido para se viver na Cidade Maravilhosa. Chamada por alguns de “a Miami carioca”, a Barra conquistou corações, olhos e mentes da classe média alta do Rio. E vai emergir ainda mais até 2005 – segundo o estudo do IPP, um processo irreversível.
O levantamento do IPP mostra que, nos próximos cinco anos, o Rio ganhará 360 mil moradores, um crescimento de 7% em relação à população atual de 5,6 milhões. (…) O trabalho também estima que 1,4 mil moradores do Leblon deixarão o bairro, assim como 478 pessoas trocarão Ipanema por outras áreas da cidade. O mesmo é previsto para o Jardim Botânico, que perderá 519 moradores, caindo de 17,4 mil para 16,9 mil.