Fonte
MÍDIA: jornal | VEÍCULO: O GLOBO | DATA: 15/10/2005 | CADERNO: Rio | PÁGINA:
Temas
Medidas de segurança
Apropriação do Espaço Público
Privatização do espaço público
Notícia
Aos poucos as ruas vão se fechando na cara dos cariocas. Por toda a cidade, associações de moradores vêm adotando, como medida de segurança, a instalação de portões em vias públicas em substituição a cancelas, o que contraria a legislação. Uma amostra dessa ilegalidade pode ser encontrada em bairros como Joá, Joatinga, Itanhangá e Barra. A maioria diz ter autorização da prefeitura.
A Secretaria de Governo informou que, quando solicitada, autoriza no máximo a colocação de cancelas e guaritas para melhorar a segurança e que as associações podem estar indo além do permitido, instalando portões. O órgão reconheceu que, depois de concedida a autorização, não são feitas vistorias para saber o que realmente foi instalado.
Desde julho de 2003, a Secretaria de Governo autorizou a instalação de cancelas e guaritas em 299 ruas da cidade. O órgão destaca que nenhuma delas inclui a colocação de portões. Apesar disso, no Joá, na Joatinga e no Itanhangá eles já são mais comuns que as próprias cancelas.