Exibido em 04 de julho de 2009 – Programa Globo Universidade / Rede Globo
Favelas e condomínios residenciais fechados. A coexistência destas duas realidades e os trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos a partir e dentro delas são o destaque do Globo Universidade que vai ao ar neste sábado, 04 de julho. No Rio de Janeiro, nossa equipe vai ao morro Santa Marta para mostrar a transformação da favela e o campo de estudos feitos pelo Departamento de Sociologia e Política da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). No bairro carioca da Barra da Tijuca, contamos com análises do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF) para conferir a realidade e as aspirações de um condomínio fechado.
No coração da zona sul carioca, região mais valorizada da cidade, a favela Santa Marta encontra-se ocupada pela Polícia Militar desde o final de 2008, como experiência de uma ação-modelo que expulsou traficantes de drogas e tem permitido a realização de obras de infraestrutura. Para conhecer essa realidade, as expectativas dos moradores e as possibilidades reais de ganho em qualidade de vida por meio da relação da escola pública com sua comunidade de referência, o repórter André Curvello conversa com os professores Marcelo Burgos e Ângela Paiva, da PUC-Rio, autores da pesquisa Escola e Favela, que aponta a relação entre escolaridade e possibilidade de ascensão social. Ângela também fala sobre projetos de extensão que desenvolve com seus alunos no morro. Na associação de moradores local, Curvello mostra a história de um personagem que serve de exemplo à comunidade: Itamar Silva, que cresceu na favela e, graças à educação, tornou-se coordenador da organização não-governamental Ibase, fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.
Novo Leblon é como se chama o condomínio visitado pela repórter Bianca Rothier, à beira de uma das lagoas do bairro da Barra da Tijuca, que reúne a maior quantidade de condomínios no país. Autor de uma pesquisa sobre esses “paraísos murados”, o professor Gerônimo Leitão, da UFF, explica que a proposta das incorporadoras imobiliárias seria a de evocar uma realidade melhorada, “renovada”, de bairros de tradicional aspiração pela classe média, mas que já passaram a apresentar sinais de degradação urbana. O Novo Leblon seria, então, um Leblon passado a limpo, cercado de segurança, porém, separado do convívio com o resto da cidade. Bianca descobre, com a professora Sonia Ferraz, como é mantida a segurança dentro desses condomínios e pergunta a Leitão sobre a adequação dessa realidade ao plano urbanístico idealizado pelo arquiteto Lúcio Costa para o bairro.
Para assistir o vídeo do programa clique aqui: Globo Universidade
O Globo Universidade, exibido aos sábados, às 7h15, na Rede Globo, leva ao ar reportagens sobre ensino, pesquisa e projetos científicos realizados no meio acadêmico. O programa é reprisado aos sábados na Globo News, às 13h05, e às quartas-feiras no Canal Futura, às 16h30. As edições também estão disponíveis na íntegra aqui, no site do Globo Universidade.