Fonte

MÍDIA: revista | VEÍCULO: Veja | DATA: 13/06/2001 | CADERNO: | PÁGINA:

Temas

Morar com medo
Medo, comportamento e sociabilidade
Medo como mercadoria

Notícia

Uma pesquisa em dez capitais brasileiras do Centro de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) constatou que, num período de doze meses, 18% dos entrevistados tiveram notícia de um arrombamento em residência de algum conhecido. (…) O crime mais comum é o furto, que em geral acontece quando a casa está vazia. Outro dado alarmante é que em 10% dos casos a situação de ver os bandidos apontando uma arma para sua família, dentro da sala de jantar, é real. Por essa razão, o mercado de produtos de segurança, como equipamentos eletrônicos, cresce 24% ao ano no Brasil. É um ritmo vertiginoso se comparado aos 4,4% de expansão do PIB brasileiro no ano passado. Costuma-se acreditar que a instalação de aparelhos como câmaras ou alarmes seja suficiente para assegurar a proteção. (…) É indispensável que se mantenha um comportamento seguro. Ele se traduz em coisas simples, como não deixar a porta de casa destrancada, ainda que se esteja por perto.

Skip to content