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MÍDIA: jornal | VEÍCULO: Folha de São Paulo, reprodução de matéria do The New York Times | DATA: 05/01/09 | CADERNO: | PÁGINA:
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Medo, comportamento e sociabilidade Violência e medo Morar com medo nas cidades
Notícia
“Neste momento, fazer compras é algo um pouco vulgar, quase embaraçoso”, disse Buckley, editora da revista “Allure”. Sem querer ser vista com sacolas enormes no porta-malas de um táxi, ela passou a fazer suas compras em reuniões discretas promovidas nas casas de suas amigas.
Buckley é uma das que está dando as costas ao consumo visível, mas que nem por isso deixou de procurar tesouros. A diferença é que agora o faz em eventos de compras limitados a convidados e realizados em quartos de hotéis, showrooms particulares ou nas salas de estar elegantes de seus pares. “As pessoas não querem mais comprar artigos de luxo tão publicamente”, disse Robert Burke, consultor de varejo de luxo em Nova York. “É uma maneira de comprar que faz a pessoa sentir-se bem, e este é um momento para produtos que geram bem-estar.”
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“Gastar abertamente nesta economia é algo que carrega um certo estigma”, disse Eric Spangenberg, psicólogo do consumo e reitor da escola de administração da Universidade Washington State. “As pessoas não querem aparentar indiferença aos problemas da economia. Mas tampouco querem parar de comprar.”