Fonte
MÍDIA: jornal | VEÍCULO: O Globo | DATA: 14/10/07 | CADERNO: Mundo | PÁGINA: 39

Temas
Medo, comportamento e sociabilidade Medidas de segurança

Notícia
O futuro chegou, e com ele olhos eletrônicos espalhados por todos os lados. Nas ruas, em metrôs ou, em breve, no céu, moradores das principais metrópoles do mundo estão sendo vigiados em nome da guerra ao terror e ao crime. No Reino Unido, há uma câmera de segurança para cada 14 habitantes. Nova York quer câmeras nos transportes conectadas às delegacias, enquanto o governo francês vai testar dispositivos aéreos para vigiar as cidades. São sistemas caros, em geral discretos, que geram protestos de invasão de privacidade, em episódios que lembram obras de ficção.
Londres. A evidência mais contundente veio de um estudo da ONG Privacy Internacional publicado no fim do ano passado, que classificou o Reino Unidcom como um dos piores países no que diz respeito à proteção de privacidade de sesus cidadãos.
(…)Quem passa pela praça é filmado por todos os ângulos, mas a situação nem de longe é exclusiva da vizinhança – ou sequer da capital britânica. No Reino Unido há hoje aproximadamente 4,2 milhões de câmeras de vigilância, uma para cada 14 habitantes. Especialistas calculam que cada pessoa que caminha pelas ruas britânicas seja filmada pelas lentes uma média de 300 vezes diárias.(…)
– Os sistemas de informática usados por empresas britânicas já contam com dispositivos de vigilância praticamente desde a concepção. A vigilância deixou de ser apenas uma preocupação do Estado e está se tornando latente na vida dos cidadãos. (…) – afirma Simon Davies, diretor da ONG Privacy Internacional.

Skip to content