Fonte
MÍDIA: jornal | VEÍCULO: O Globo | DATA: 31/08/11 | CADERNO: | PÁGINA:
Temas
Políticas públicas de segurança
Medo, comportamento e sociabilidade
Furtos, assaltos, roubos
Notícia
Moradores do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, decidiram descruzar os braços para discutir a violência crescente no bairro, uma das áreas nobres da capital paulista. Mais de 4 mil pessoas aderiram no Facebook ao Grupo Moradores do Morumbi. (…) No bairro está fincada uma das mais antigas e maiores favelas paulistanas, a Paraisópolis, que tem quase 100 mil moradores numa área de 800 mil metros quadrados. Os moradores querem que o governo paulista siga o exemplo do Rio de Janeiro e implante no local uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
Nas últimas semanas, a polícia anunciou reforço do policiamento e uma operação para conter os assaltos, pouco depois do assalto à casa do deputado estadual e ex-prefeito de São Paulo, Antonio Salim Cuariati. (…)
Os moradores querem reunir 8 mil assinaturas num abaixo-assinado a ser entregue ao governo pedindo a unidade pacificadora. Até o momento, já conseguiram 4 mil.
– Precisamos tirar o bairro da UTI. E o primeiro movimento para isso é sensibilizar a opinião pública e os governantes. Queremos uma unidade de polícia pacificadora dentro de Paraisópolis e o aumento do efetivo da polícia militar na região – diz um dos representantes do grupo, que também já foi assaltado.
Os moradores decidiram usar a rede social para, além de se unir por um mesmo objetivo, chamar a atenção do governo do estado. Na semana que vem, uma comissão de moradores deve ser recebida no Palácio dos Bandeirantes. No final de semana, cerca de 2,5 mil pessoas saíram às ruas num ato para reivindicar segurança no bairro.
(…)
No dia 24, a Polícia Militar iniciou a Operação Colina Verde para proteger casas e moradores do Morumbi. Segundo a PM, mais de cem homens e um helicóptero vão fazer rondas. A operação não tem data para acabar. A PM identificou pelo menos seis áreas no bairro onde foram registrados mais roubos e furto a casas.
(…)