Fonte
MÍDIA: jornal | VEÍCULO: O GLOBO | DATA: 21/09/2003 | CADERNO: Rio | PÁGINA: 31

Temas
Medidas de segurança
Furtos, assaltos, roubos
Preço da segurança

Notícia
Os moradores da Barra da Tijuca já perceberam que a falta de segurança chegou às suas casas, antes mesmo de saberem oficialmente que o bairro ocupa o primeiro lugar na lista de locais onde há mais roubos a residências. De acordo com as estatísticas da Assessoria de Planejamento (Asplan) da Polícia Civil, houve um aumento de 7,8% nos assaltos a residência, comparando agosto de 2002 com o mesmo mês deste ano.
A Barra ocupa o primeiro lugar no ranking de roubos a residência no ano. Dos 8.147 casos no estado, 55 ocorreram na área da 16ª DP (Barra). Quem mora em condomínios da Avenida das Américas e das estradas da Barra e dos Bandeirantes devem ter cuidado redobrado. Lá foram registrados 14% dos assaltos em casas.
Nos índices de furto a residência, quando não há emprego de violência, a Barra também é a primeira da lista nos casos da capital, com 197 ocorrências. Esta modalidade de crime se caracteriza pelos arrombamentos e invasões, com a presença ou não do morador e empregados em casa.
O crescimento dos roubos e furtos na Barra vem fazendo com que os moradores usem cada vez mais dispositivos de segurança. A Associação Brasileira de Empresas de Segurança Eletrônica (Abese) estima que o setor de segurança eletrônica tenha movimentado aproximadamente R$ 2,2 bilhões no ano passado. De acordo com a Abese, houve um crescimento de 12% na procura por esses dispositivos de segurança no ano passado, em relação a 2001.

Skip to content