Fonte
MÍDIA: jornal | VEÍCULO: O Globo | DATA: 28/12/10 | CADERNO: Rio | PÁGINA: 14

Temas
Políticas públicas de segurança Índices de violência

Notícia
A Secretaria de Segurança vai incluir nas metas de redução de criminalidade de 2011 as mortes ocorridas em confrontos com policiais, os chamados autos de resistência. Para alcançar as metas e pagar as gratificações aos policiais, o órgão desenvolveu uma nova metodologia, com foco nos crimes contra a vida. (…)
É a primeira vez que o governo do estado se compromete a premiar policiais pela redução dos autos de resistência, conforme antecipou Ancelmo Gois em sua coluna no GLOBO. (…)
Com a nova metodologia, a meta da Secretaria de Segurança para a redução do índice de letalidade violenta será de 6,67%, um pouco acima do percentual estabelecido anteriormente para a queda de homicídios dolosos (6,37%). (…)
Segundo a secretaria, o plano de metas do órgão para 2011 inclui outra mudança de metodologia. Agora, as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs) terão objetivos dife-renciados. Ou seja, em regiões com índice criminal muito abaixo da média estadual, a meta será manter os indicadores. Já em áreas mais críticas, as AISPs terão metas de redução mais ousadas a serem atingidas.
(…)
A nova metodologia da secretaria tenta acabar com uma fama histórica do Rio de Janeiro. O estado registra as maiores taxas de auto de resistência no país. Até mesmo na comparação com São Paulo, que tem 41 milhões de habitantes, o Rio, com 16 milhões, fica à frente. (…)

Skip to content