Fonte
MÍDIA: jornal | VEÍCULO: O Globo | DATA: 30/12/10 | CADERNO: Rio | PÁGINA: 17

Temas
Políticas públicas de segurança Índices

Notícia
A ação conjunta da polícia do Rio com militares da Marinha e do Exército — que resultou, há cerca de um mês, na expulsão de traficantes dos complexos do Alemão e da Penha — teve a aprovação de 90,6% da população. O dado consta de uma pesquisa CNT/Sensus que ouviu duas mil pessoas e foi divulgada ontem. Para os entrevistados, a união de forças federais, estaduais e municipais é a melhor maneira de combater a violência.
A aprovação da população revelada na pesquisa CNT/Sensus reforça o que já havia sido mostrado no início do mês, em levantamento do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS). O trabalho do IBPS foi realizado com moradores de favelas beneficiadas pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).
De acordo com a pesquisa do IBPS, publicada no GLOBO em 12 de dezembro, 92% dos moradores das comunidades beneficiadas aprovam o trabalho das UPPs. (…)
O estudo do IBPS tem outros números, pelos quais se pode concluir que as UPPs também ajudam a mudar a percepção que se tem da polícia. Isso se deve a fatores como a melhora nos indicadores de segurança da população beneficiada e a própria convivência dos policiais nas comunidades. Segundo a pesquisa, em favelas ocupadas pelo estado, o índice de confiança na PM é mais que o dobro do registrado em áreas ainda não pacificadas (60% contra 28%).
(…)

Skip to content