Fonte
MÍDIA: jornal | VEÍCULO: Folha de São Paulo | DATA: 05/07/2009 | CADERNO: | PÁGINA:
Temas
Medidas de segurança
Morar com medo nas cidades
Sensação de insegurança
Notícia
Quem anda num dos cinco novos vagões com ar-condicionado da linha verde do metrô não sabe, mas deveria sorrir, porque está sendo filmado. Os novos comboios têm 26 câmeras -quatro por vagão, mais duas externas no primeiro e no último carro da composição.(…)
Os olhos biônicos do sistema de transporte subterrâneo são um indicativo de que a cidade está cada vez mais na mira das lentes de vigilância.
Dados da Abese, a associação das empresas de segurança eletrônica, mostram, na estimativa mais conservadora, que São Paulo já tem 600 mil câmeras, uma para cada 16 paulistanos. Há dez anos, elas eram 50 mil.
“No momento em que sai de casa, todo mundo já passa a ser gravado. Tudo é possível de ser monitorado”, diz Selma Migliori, presidente da entidade.(…)
Num condomínio, um sistema de circuito interno de TV pode custar R$ 100 mil.
Só a prefeitura tem 3.585 câmeras, controladas em sua maioria pela Guarda Civil, pela SPTrans, pela Secretaria da Educação (para vigiar as escolas públicas) e pelo departamento de trânsito. A Polícia Militar tem mais cem instaladas e outras 30 em teste.(…)
Somados radares e câmeras, a companhia de tráfego tem 605 aparelhos para monitorar o trânsito e aplicar multas.
“Tendo a violência como desculpa e o medo das pessoas como justificativa, invade-se a intimidade. O nível de neurose e o medo aumentaram, mas a sensação de segurança da população não é maior com esse aparato”, diz Sérgio Kodato, coordenador do Observatório da Violência da USP.