Fonte
MÍDIA: jornal | VEÍCULO: Folha de São Paulo | DATA: 16/12/10 | CADERNO: Cotidiano | PÁGINA: C11
Temas
Medidas de segurança
Notícia
Mesmo vizinha de um edifício que sofreu arrastão recentemente, a paulistana Janette Tavano Bacal, 43, sente-se segura quando atravessa os dois portões que a separam da avenida Higienópolis, onde mora em um condomínio de classe média alta na região central da capital.
“Eu me sinto segura dentro de casa, mesmo sendo uma ilusão, já que não há segurança em lugar nenhum”, diz a jornalista.
Janette faz coro com os 82,8% de brasileiros que têm renda per capita maior que cinco salários mínimos. Eles se sentem seguros em casa, segundo pesquisa realizada pelo IBGE. Na mesma faixa de renda, 41,4% sentem-se seguros em relação à cidade onde vivem.
(…)
Segundo a pesquisa do IBGE, 59,4% das residências no país tinham, em 2009, algum dispositivo de segurança. Na área urbana, a presença sobe para 64,9%. A grade é a mais comum em casas, e o olho mágico, em apartamentos.
“Os investimentos em segurança são altos entre os que têm mais renda. Aquilo que era segurança com investimento pequeno há algum tempo já virou padrão.
Trancas, ferrolhos e grades, por exemplo. Chegando ao cúmulo dos condomínios fechados”, analisa o sociólogo Gláucio Soares.
(…)