Fonte
MÍDIA: jornal | VEÍCULO: O GLOBO | DATA: 20/08/2003 | CADERNO: Rio | PÁGINA:

Temas
Políticas públicas de segurança

Notícia
(…) A partir desta quarta-feira, Copacabana terá um novo guardião que promete vigilância cerrada aos seus arredores. Grandioso e equipado com alta tecnologia, o 19º Batalhão da Polícia Militar será inaugurado na Rua Figueiredo Magalhães 550 e marcará o início do funcionamento de um inovador sistema de monitoramento de câmeras de vídeo, que estão espalhadas em 20 pontos estratégicos. O foco da novidade é o aumento da agilidade no policiamento e a diminuição da incidência de crimes no bairro.
(…)
A decisão foi tomada sem piscar. Principal atrativo do bairro, a orla de Copacabana hospeda uma média de 25 mil turistas por mês e agora passa a receber o olhar atento de oito novas câmeras 24 horas por dia. As engenhocas já estão instaladas nas fachadas dos hotéis Leme Palace, Meridien, Lancaster, Trocadero Othon, Califórnia Othon, Rio Othon, Sofitel e Miramar.
(…)
O sistema funcionará da seguinte forma. Doze policiais portadores de deficiência física foram selecionados para acompanhar dia e noite as imagens através de computadores e de um telão instalados numa sala do batalhão. Se houver problemas como assaltos, acidentes e até a identificação de pedestres suspeitos ou de placas de carros roubados, o operador de rádio entrará em contato com uma das 24 viaturas ou com policiais à pé para ser realizada uma ação com mais eficiência. O zoom das câmeras tem a capacidade de captar desde uma imagem panorâmica da rua até detalhes do rosto das pessoas. Além disso, a central também vai monitorar a localização dos carros da polícia, rastreados via satélite pelo sistema GPS (Global Positioning System).
O trabalho será acompanhado ainda pela Secretaria de Segurança Pública no centro de monitoramento previsto para ser instalado no prédio da Central do Brasil. E para impedir a adulteração nas gravações, o sistema não permite a edição das imagens. (…)

Skip to content