Fonte
MÍDIA: jornal | VEÍCULO: O GLOBO | DATA: 15/01/2006 | CADERNO: Rio | PÁGINA: 15
Temas
Políticas públicas de segurança
Notícia
O bairro de Santa Teresa pode se tornar cenário de um projeto-piloto de segurança. Valorização dos policiais, vigilância com câmeras e projetos sociais são alguns dos principais pontos do plano, que pode ser reaplicado em outras partes da cidade. O objetivo é reduzir em 40% a criminalidade no bairro em seis meses. (…)
A redução dos índices de violência numa parte de Santa Teresa, onde um trabalho envolvendo guardas municipais e policiais civis e militares se iniciou em julho, serve como chamariz para possíveis investidores. Há seis guardas patrulhando de dia o trecho de três quilômetros entre o Largo dos Guimarães e a Portinha, onde fica a estação do bonde. O policiamento de forma integrada diminuiu, por exemplo, em 50% os roubos de veículos no segundo semestre de 2005, em comparação com o semestre anterior.
A expansão do uso de radiocomunicadores está prevista no projeto-piloto. A idéia é adquirir uma antena e 40 rádios, que seriam distribuídos entre policiais e guardas.
(…)
O plano prevê instalação de 15 câmeras e 60 pontos eletrônicos, sendo 15 em cada tipo de ronda feita pelos policiais militares. Os aparelhos seriam monitorados numa central na região administrativa de Santa Teresa, onde trabalhariam policiais portadores de deficiências feridos em serviço. (…)
O aumento do efetivo de segurança começou a ser resolvido ontem. A Secretaria de Segurança iniciou um reforço de policiamento em Santa Teresa com a participação de 40 Voluntários da Paz e de mais 30 PMs. Os bondes também passaram a contar com um policial em cada veículo para coibir assaltos a turistas. (…)
Na terça-feira passada, o subprefeito do Centro, Carlos Augusto da Cidade, falou com o subcomandante do 1º BPM, tenente-coronel Álvaro Moreira, sobre uma casa que poderá ser doada para instalação de um posto de policiamento. E sobre a necessidade de identificar problemas na iluminação pública do bairro.