Fonte
MÍDIA: jornal | VEÍCULO: O Globo | DATA: 12/06/10 | CADERNO: Primeiro caderno | PÁGINA: 17
Temas
Políticas públicas de segurança
Notícia
Além de retomar áreas dominadas pelo tráfico e pela milícia, as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) também estão garantindo a segurança nas regiões próximas aos cartões-postais e aos locais de jogos e provas das Olimpíadas de 2016 e da Copa do Mundo de 2014. O Morro Dona Marta, em Botafogo, foi o primeiro a receber uma UPP, em novembro de 2008. A violência da Zona Oeste fez com que o estado instalasse, em fevereiro de 2009, UPPs na Cidade de Deus e no Jardim Batam.
Em junho de 2009, o foco voltou para a Zona Sul com a UPP dos morros do Chapéu Mangueira e Babilônia, no Leme. Em dezembro de 2009, Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, ganhou uma unidade. A sexta UPP, nos morros dos Cabritos e Tabajaras, em Copacabana, foi inaugurada em janeiro passado. Depois da Zona Sul, o Centro ganhou uma UPP no Morro da Providência. A área é estratégica, já que o morro fica entre a Zona Portuária e a Avenida Presidente Vargas, a principal do Centro. Além disso, é próxima ao Sambódromo, um dos pontos da cidade que vão sediar as disputas de tiro com arco, além da largada e chegada da Maratona dos jogos olímpicos de 2016.
Desde o mês passado, a Secretaria de Segurança concentra esforços na região da Tijuca. Na segunda-feira, foi inaugurada a UPP do Morro do Borel. A secretaria de Segurança espera inaugurar, até o final do ano, outras cinco UPPs. A meta é ter 40 delas até 2014.