Fonte
MÍDIA: jornal | VEÍCULO: O Globo | DATA: 10/09/11 | CADERNO: Rio | PÁGINA: 19
Temas
Apropriação do espaço público
Políticas públicas de segurança
Notícia
Enquanto moradores do Leblon serão beneficiados com uma Unidade de Ordem Pública (UOP) já no próximo mês, comerciantes do Largo da Carioca e da Uruguaiana, no Centro, terão que esperar pelo menos seis meses para que haja reforço no efetivo da Guarda Municipal na área. (…)
Entretanto, garantiu as unidades do Leblon, de Ipanema e de Copacabana ainda em 2011. (…)
O secretário municipal da Ordem Pública, Alex Costa, explicou ontem que a área da Unidade de Ordem Pública (UOP) do Centro — que inclui 70 ruas — foi escolhida por abranger instituições financeiras e empresas de grande porte. (…)
O modelo de choque de ordem na Tijuca — que recebeu a primeira UOP — também deve mudar, acrescentou Alex Costa. A prefeitura estuda ampliar a área de atuação dos guardas municipais no bairro.
Existe ainda a possibilidade de deslocamento dos agentes da Tijuca para outras regiões. A unidade do bairro tem 180 guardas municipais, que patrulham uma área abrangendo a Praça Saens Peña, a Praça Varnhagem, a Avenida Maracanã, as ruas Barão de Mesquita, Conde de Bonfim, Maxwell e outras vias próximas. (…)
Ontem, na primeira sextafeira com atuação da UOP do Centro, O GLOBO flagrou 27 carros parados irregularmente na Rua Buenos Aires — entre a Avenida Rio Branco e a Primeiro de Março — e na Rua da Alfândega. (…)