Fonte
MÍDIA: jornal | VEÍCULO: O Globo | DATA: 01/07/11 | CADERNO: Rio | PÁGINA: 12

Temas
Políticas públicas de segurança

Notícia
Primeiro foi a violência das favelas no seu entorno, na década passada. Depois, a debandada dos médicos, que tinham medo de ir trabalhar. As portas fechadas, desde 2008, abriram caminho para o abandono, a depredação e a construção de barracos nos fundos do terreno, que agora estão tomados por dezenas de casas de tijolos. O fracasso das políticas de segurança, saúde e habitação faz do antigo Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião, no Caju, um hospital condenado à morte — por falência múltipla dos órgãos. (..)
Uma empresa de segurança toma conta do hospital, instalado num terreno com cerca de 20 mil metros quadrados. A vigilância para evitar invasões custa à Secretaria estadual de Saúde R$ 9.800 mensais. Mesmo assim, um dos pavilhões foi saqueado: foram levadas peças como telhas e janelas. (…)
(…) A Secretaria de Habitação informou que o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social está em fase de elaboração. E a Secretaria de Segurança lembrou que as favelas do Caju estão na lista de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Skip to content