Fonte
MÍDIA: site | VEÍCULO: Portal Terra | DATA: 13/09/11 | CADERNO: Polícia | PÁGINA:

Temas
Políticas públicas de segurança

Notícia
As polícias Civil e Militar gaúchas, com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), começaram nesta terça-feira a implantar um novo modelo de combate à criminalidade no Estado. Nos moldes das unidades de polícia pacificadoras (UPPs) cariocas, os Territórios da Paz vão ocupar áreas com altos índices de criminalidade e estabelecer programas sociais. O primeiro é o bairro Restinga, em Porto Alegre, considerado o mais violento da cidade. Nesta manhã, 300 policiais ocuparam a região, prenderam 19 pessoas e recolheram seis armas.
(…)
Apesar de similares às UPPs, os Territórios da Paz terão mais facilidade de funcionar, segundo Roberto Sant’Ana. Para o coordenador do Proesci, a realidade gaúcha possibilita um trabalho mais eficaz. “A diferença é que não temos o grau de violência que existe no Rio de Janeiro. Também pretendemos focar em ações sociais e não precisaremos de uma base fixa para o programa, como acontece nas UPPs cariocas. Sem projetos sociais, vira circo”, disse ele.
(…) Os próximos alvos dos Territórios da Paz em Porto Alegre são os bairros Rubem Berta, Santa Tereza e Lomba do Pinheiro. As cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul e Canoas também devem servir de modelo.
(…)

Skip to content