Fonte
MÍDIA: jornal | VEÍCULO: O Globo | DATA: 21/10/11 | CADERNO: Rio | PÁGINA: 18

Temas
Políticas públicas de segurança

Notícia
A Argentina pode ter em breve uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) com sotaque portenho. A Secretaria estadual de Segurança informou que a antropóloga argentina Sabina Frederic, professora e pesquisadora da Universidade Nacional de Quilmes e integrante do grupo executivo para a reestruturação da atividade de polícia cidadã de Buenos Aires, esteve no Rio esta semana com objetivo de conhecer o programa de perto. Representante do Ministério de Segurança da Argentina, ela visitou anteontem a UPP da Cidade de Deus, uma comunidade que tem semelhanças com as favelas portenhas, por estar numa área plana.
Em Buenos Aires, as favelas são chamadas de “villas miseria”, que se espalham pelo subúrbio da capital e próximo a bairros como La Boca, na zona portuária. Recentemente, a cidade tem enfrentado um crescimento do tráfico, mesmo sem o poderio de armas nem com grupos fortemente organizados como no Rio. (…)
A visita de Sabina vai resultar num relatório sobre a possibilidade de implantação do modelo carioca na Argentina. Além da Cidade de Deus, ela foi ao Pavão- Pavãozinho, em Copacabana, e ao Morro Dona Marta, em Botafogo. (…)
É a segunda vez que argentinos visitam o Rio buscando conhecimento sobre UPPs. Em março, uma delegação com 30 integrantes veio ao Rio conhecer o programa.

Skip to content