Fonte
MÍDIA: jornal | VEÍCULO: Folha de São Paulo | DATA: 25/02/11 | CADERNO: Cotidiano | PÁGINA:
Temas
Políticas públicas de segurança
Sensação de insegurança
Notícia
A ocupação em novembro dos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio, melhorou a percepção nessas favelas sobre a ação da polícia e o tratamento dispensado pelos policiais, segundo pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas).
(…)
As respostas foram divididas em três regiões: Alemão; zona A (zonas norte, oeste e central); e zona B (zona sul, Barra e Santa Teresa).
Se na pesquisa de junho de 2010, moradores do Alemão deram nota 32 à ação da polícia, neste ano o índice saltou para 57, semelhante aos das zonas A (57) e B (61).
A avaliação do tratamento dado os moradores também subiu de 26 para 40. A diferença para as zonas A (68) e B (73), porém, ainda é grande.
A percepção da liberdade de ir e vir, que já era maior no Alemão, cresceu ainda mais: de 69 para 81. Mesmo com as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), o medo de circular pela cidade ainda afeta as outras regiões. Na zona A, a nota passou de 39 para 45; na B caiu de 44 para 42.
A sensação de segurança teve alta em todas as regiões, mas continua baixa: Alemão, de 26 para 33; zona A, de 21 para 29; e B, de 20 para 31.
(…)